O processo de peletização é bem simples, após passar pelos os outros processos de moagem e mistura, chegamos no processo de peletização.
O processo de peletização é muito importante para a nossa economia, atualmente a maior parte das nossas peletizadoras estão trabalhando para produzir alimentos para a população e para exportação.
A Avicultura de longe é o setor que mais utiliza o processo de peletização, quando bem utilizado ele reduz o tempo de confinamento dos animais e melhor do que isso, reduz o desperdício, pois o grande trunfo da peletização é a redução do volume do produto acabado em comparação ao farelado, melhor o custo do frete, e no campo onde o ganho foi mais expressivo foi o fato de animal não ficar escolhendo o que comer.
Dentro dos aviários, quando se utiliza a ração farelada o frango come somente o que se destaca mais na ração que normalmente era só o milho, todo o premix (vitaminas e minerais) farelos, eram jogados no chão da granja e desperdiçados.
Isso foi por um bom tempo até que a bovinocultura descobriu que era possível alimentar o gado com a famosa “cama de frango” e aumentar a produtividade de leite. Mas como na ração de frango se utiliza proteína de origem animal, o uso da cama de frango foi banido para ser usado pela bovinocultura.
E outro ponto também que o desperdício reduziu muito com uso da ração peletizada pelo fato de que o animal não escolhe mais o que vai comer.
Dentro do processo de peletização temos que cuidar do uso de vapor que é um dos pontos mais importantes no processo para que o processo de viabilize. Peletizar sem vapor pode até ser uma opção para o começo de uma planta de ração comercial, mas para quem utiliza visando ganho de peso, realmente fica totalmente inviável o processo.
Quando o processo demanda uma grande quantidade de processo e quanto mais cozido o produto melhor, grandes empresas apelam para a utilização de um expansor, o expansor funciona como uma extrusora porém de uma forma mais simples mas ainda sim aumentando a digestibilidade das matérias primas.
Uma das vantagens da peletização em relação extrusão é que ela é feita com baixa quantidade de água, o que reduz a utilização de um secador no processo e assim tornar o processo de compra mais simples.
O resfriador funciona como se fosse um silo, a diferença é que ele tem um ventilador puxando ar do ambiente e forçando ele passar pela ração peletizada. No importa qual o fabricante seja ele nacional ou importado os parâmetros são sempre o mesmo, entregar o produto em até 5 pontos acima da temperatura ambiente.
Com base em estudos realizados, sambemos que essa umidade não irá afetar ou desencadear uma contaminação por mofo na ração.
O processo de trituração que vem logo após o resfriamento é estritamente utilizado para a quebra de pelete para fazer ração de pintinho e a calha vibratória com mais de uma saída conforme mencionado nos vídeos é capaz de separar o produto Peletizado em 3 a 4 produtos sendo eles produtos bons para ensaque ou pode reprocesso.
E nesse vídeo além da parte de ensaque normal, é possível também fazer uma aplicação de melaço ou óleo na ração para melhorar a adaptabilidade ou energia na ração e com isso, term um produto mais completo.
Espero que vocês tenham gostado
Muito obrigado por me responder.
Gostaria de saber se está máquina de ração quantos tipos de ração ela produduz ?
Vc dar consultoria sob produção da fábrica e preparação da ração ?
Ficarei muito grato por resposta
Ismael de Oliveira
Olá Ismael, tudo bem?
A linha de peletização pode fazer ração para praticamente todos os tipos de ração com exceção da ração de peixe e pet (cachorro e gato).
Sim, Te mandei um e-mail para conversarmos sobre a consultoria.
Aguardo o seu contato.