Ouro Preto promove palestras com os piscicultores da região

O escritório local da Emater de Ouro Preto do Oeste promoveu na última segunda-feira (17) duas palestras direcionadas aos piscicultores da região

O escritório local da Emater de Ouro Preto do Oeste promoveu nesta segunda-feira (17) duas palestras direcionadas aos piscicultores da região. As orientações técnicas foram repassadas pelo extensionista rural da Emater/RO Rodrigo Silveira Resende – técnico e a engenheira agrônoma e especialista em piscicultura Bruna Lucieny Temponi Santos, cerca de 30 piscicultores participaram do evento que teve ainda a presença da secretária Executiva Regional de Governo pólo IV Maria Araujo de Oliveira. Um dos objetivos das palestras além de mostrar como a comunidade rural poderá ter uma renda maior com a criação e venda dos peixes, e de como ele poderá ser incluído na merenda escolar.

Foram abordados o crédito rural (plano safra 2016/2017); Decreto 20.690 de 21/03/2016, sobre  inclusão de peixe processado / ou in natura na duas vezes por semana na alimentação escolar  da rede pública; a importância  da criação de agroindústrias; Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE;  sobre  a obrigatoriedade de compra de no mínimo 30%  dos produtos oriundos da agricultura familiar para alimentação escolar  pelas escolas públicas; decreto 18686 de 17/03/2014 sobre regulamentação da lei 2.412 de  18/02/2011, referente ao programa de verticalização da pequena produção; agropecuária do estado de Rondônia. Incentivos a agroindústrias.

Licenciamento ambiental da atividade e renovação de licença, outorga d’água; Código ambiental; Cadastrado Ambiental Rural- Car, necessidade de se obter o recibo confirmando a migração do Car estadual para o nacional; sobre a recuperação de áreas de APP e reserva. Novos juros para financiamentos para atividades de Piscicultura indo de 0.5% a 5,5%.

Necessidade Da Organização social do setor piscícola, para fins de aquisição de produtos de forma coletiva com custo mais amenos e venda de pescado melhor valor de comercialização. Ao final das palestras a secretaria de Governo fez um convite a todos que participem do Seminário de Desenvolvimento da Piscicultura Rondônia a ser realizado no dia 22/10 (sábado) no Teatro Dominguinhos no município de Ji – Paraná a partir das 8hs da manhã. “Esta será uma ótima oportunidade para discutimos os novos rumos da piscicultura em nosso estado que vem tendo o incentivo por parte do governo estadual. A piscicultura já foi elencada como prioridade pelo Sr, governador do Estado Dr. Confúcio Moura e dentro desta linha nós como governo estamos buscando o fortalecimento do setor com ações voltadas para esta finalidade”, disse a secretária.

Fonte: Rondônia Dinâmica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.