O comportamento organizacional como diferencial competitivo nas empresas

“Sabemos que no mundo empresarial de hoje, só a habilidade técnica não basta. É fundamental que as habilidades interpessoais sejam desenvolvidas para ao alcance de uma maior eficácia no desempenho de nossas funções, fazendo assim que a empresa conquiste a eficiência nos processos”

Este tema vem nos trazer a importância de uma organização harmoniosa, desde o nível operacional ao nível estratégico, passando por todas as singularidades que constituem as relações humanas em nossa rotina de trabalho, que de certa forma, influencia a produtividade da empresa. Além de ser um ramo abrangente e que tem como foco a abordagem do impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, este campo de estudo se preocupa também, principalmente, com o estudo sobre o que as pessoas fazem nas organizações, sua conduta e seus fatores predominantes: motivação, comunicação interpessoal, conflitos, aprendizado, função e entre outros.

Sabemos que no mundo empresarial de hoje, só a habilidade técnica não basta. É fundamental que as habilidades interpessoais sejam desenvolvidas para ao alcance de uma maior eficácia no desempenho de nossas funções, fazendo assim que a empresa conquiste a eficiência nos processos.
É de suma importância que toda empresa ofereça benefícios e um ambiente de trabalho agradável, harmônico e que estimule a participação dos colaboradores. Os responsáveis na organização devem se atentar ao fato de que tão importante quanto ter um sistema de informação moderno ou uma localização que favoreça o seu empreendimento, é ter qualidade na gestão de pessoas e compreender seus hábitos e maneiras. Ter indivíduos satisfeitos com as funções e cargos que exercem, que trabalhem com prazer e assim aumentar a produtividade da empresa. Os resultados só serão alcançados por meio de pessoas, por isso, o foco deve se concentrar também nos comportamentos internos de forma que potencialize o capital humano na organização. As pessoas irão garantir o sucesso ou a falta dele dentro de uma corporação, pois de nada adianta o administrador ter todo o dinheiro do mundo para investir em algo se não há investimento suficiente em pessoas, em talentos que irão ajudar a alcançar o objetivo da organização.

Que haja um trabalho de ambiente produtivo, em que não somente a empresa se beneficie mas também os seus funcionários, atingindo sua satisfação pessoal e sua realização profissional. Entender o comportamento organizacional, compreender o material humano que está disposto a organização é essencial no método de gestão de pessoas, pois da respaldo ao trabalho dos gestores e contento ao colaborador.

Em suma, através de estudos e pesquisas o comportamento organizacional poderá proporcionar aos gestores um conjunto de ferramentas não apenas eficazes para o alcance de resultados nas organizações, como também para o desenvolvimento e satisfação no trabalho por parte das pessoas.

Fonte: administradores.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.