Nutrição animal conta com laboratório próprio de altíssima precisão

Depois de estruturar-se com cinco unidades industriais no país, em apenas quatro anos de Brasil, a De Heus efetiva agora outro importante passo de seu projeto de crescimento e consolidação no mercado brasileiro: a empresa iniciou as operações de seu novo Laboratório de Controle de Qualidade, localizado na sua Unidade 2, em Rio Claro, São Paulo.

Estrutura moderna em uma área de 272 metros construídos, equipamentos sofisticados, investimentos da ordem de R$ 4,5 milhões e uma equipe especializada em análises nutricionais de alta precisão colocam o novo Laboratório De Heus em igualdade com a melhor e mais avançada tecnologia para análise de alimentos. Inicialmente, seu foco estará direcionado para os processos de gestão da qualidade e melhoria contínua na empresa, principalmente avaliando ingredientes e produtos acabados.

De acordo com a gerente de qualidade e responsável pela área, Janaína Andrade, o laboratório realizará vários tipos de análises, desde avaliações da qualidade intrínseca dos alimentos – como teor de umidade, gordura, proteína e fibras – até estudos de processamento e conservação – como determinação de solubilidade e digestibilidade proteica, atividade ureática, acidez e peróxido. Avaliações essas conduzidas tanto por métodos convencionais, como por meio de técnicas instrumentais de última geração.

“Nesta última categoria, por exemplo, encaixam-se análises de proteína por determinador de nitrogênio e avaliações por espectrometria da composição centesimal dos alimentos, conferindo alta precisão aos resultados analíticos e, por consequência, um progresso na confiabilidade e segurança dos produtos De Heus”, explica Janaína Andrade.

Um diferencial estratégico do novo laboratório é a sua integração internacional, conforme destaca o diretor presidente da empresa, Hermanus Wigman: “Em 2017, iniciaremos testes rotineiros de proficiência com organizações internacionais como o Bipea¹, garantindo a conformidade de nosso trabalho com os melhores padrões laboratoriais do mundo.

Paralelamente, acrescenta o presidente, o novo laboratório já está integrado à rede laboratorial mundial De Heus, acompanhando o desenvolvimento das novas metodologias de análise e a evolução dos níveis de excelência nessa área. “O que assegura aos nossos clientes, aqui no Brasil, uma alta confiabilidade das análises e programas nutricionais da empresa”, salienta Hermanus Wigman.

Em uma segunda etapa de operação, prevista para 2017, os serviços do novo Laboratório De Heus também estarão acessíveis aos clientes da empresa, sobretudo para a realização de análises bromatológicas de matérias-primas, desse modo contribuindo ainda mais para a evolução de qualidade nutricional, no mercado de produção animal como um todo.

Fonte: Avicultura Industrial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.