Ariquemes: Piscicultura reunirá produtores e compradores

      Nenhum comentário em Ariquemes: Piscicultura reunirá produtores e compradores

Rondônia produz cerca de 90 mil toneladas de pescado e apoia os produtores com iniciativas para facilitar a comercialização

Com uma produção anual de cerca 90 mil toneladas de pescado, o Estado de Rondônia se esforça para ampliar sua faixa de mercado comprador, e neste sentido realizará no próximo dia 17 a 3ª Rodada da Piscicultura de Ariquemes, com o compromisso de atrair para o evento 12 dos principais compradores de peixes do País.

Segundo Pedro Teixeira, diretor executivo da Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder), o evento será aberto a todos os produtores do estado, embora seja dirigido neste momento aos produtores da região do Vale do Jamari, que hoje é responsável por 30% da produção estadual de pescado (cerca de 25 mil toneladas/ano), e que deve acertar neste evento a colocação (comercialização) de pelo menos sete mil toneladas de sua produção anual.

Organizada pela Suder em parceria com a Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio) e Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia), a Rodada da Piscicultura vai reunir o que há de melhor em produção e comercialização de pescado. O diretor da Suder observou que por necessidade, a organização está realizando uma seleção dos compradores que estarão no evento, de modo que sejam escolhidos aqueles que tiverem uma maior diversidade de clientes, e que assim ajudem o Estado de Rondônia a colocar sua produção e incentivar seu crescimento.

Pedro Teixeira anunciou para o início de dezembro a realização de três seminários de caráter preparatório para a Rodada da Piscicultura, com o tema “Como vender o meu peixe?”, que vai reunir todos os produtores do Vale do Jamari, de Ji-Paraná e de Urupá, que participarão da Rodada em Ariquemes, para discussão e orientação de meios e estratégias de comercialização.

O primeiro seminário foi realizado dia 1º de dezembro em Urupá, e como os demais teve uma temática única em torno do processo de comercialização, com orientação e diálogos produtivos e dirigidos, da relação de quem vende e quem compra. No dia 2, foi a vez dos produtores de Ji-Paraná, que se reuniram com o mesmo objetivo, fechando o ciclo dia 3, com a realização do Seminário de Ariquemes com a participação de todos os produtores da região do Vale do Jamari.

Participaram dos três seminários apenas os produtores que tomarão parte da Rodada da Piscicultura.

Fonte: Rondônia Dinâmica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.