A Expansão do Trigo no Norte e Nordeste

      Nenhum comentário em A Expansão do Trigo no Norte e Nordeste

Eng. Rafael Resende Silva 

Hoje durante o almoço em um roda de amigos, surgiu o assunto de que os novos bilionários do Brasil estão na área do Varejo ou de finanças e que investir em tecnologia no Brasil é muito complicado por falta de incentivo tecnológico.

Mas temos que lembrar que cada país é forte em um segmento enquanto uns produzem foguetes e desenvolvem grandes redes logísticas para vendas de atacado e varejos, outros se desenvolvem na produção de alimentos.

Nessa conversa durante o café, pós o almoço que regularmente costumamos tomar muito se questionou sobre plagio e copia de coisas que já existem em outros países. Na vida serão poucos que irão inventar a roda, contudo haverão inúmeras pessoas  que a reinventaram e nem sempre serão eficientes nessa tarefa.

Sem mais delongas aproveitei o episódio de hoje para ilustrar um dos motivos que mais nos trazem orgulho atualmente no Brasil, que é o desenvolvimento do plantio de Trigo no Ceará com uma produtividade maior que a do nosso maior produtor atualmente que é o Rio Grande do Sul.

Essas duas reportagens abaixo relatam de uma forma bem simplificada a corrida dos brasileiro para desenvolver modificações genéticas nas sementes do Trigo, favorecendo com que esse plantio em clima seco fosse permitido.

Como mencionei no começo do texto cada país tem uma área de expertise e nela é que se deve investir, enquanto os EUA, produzem foguetes que levam um numero de pessoas reduzidos a marte, nós brasileiros modificamos sementes e aumentamos a produtividade de nossas lavouras para que mais pessoas no mundo tenham acesso a comida, seja ela de origem vegetal ou animal.

Muitos podem até não enxergar, mas ano pós anos batemos recordes na colheita de grãos, e gostaria que todos que estão lendo esse texto ficasse de olho no MATOPIBA e estados anexos, Pois ali irá se tornar outro polo agroindustrial muito forte no Brasil.

Vou ficando por aqui!

Um Forte Abraço e até a próxima!

Trigo surpreende no Ceará com precocidade e alta produtividade

Embrapa: Trigo tem projeção de crescimento em todo Brasil

Eng. Rafael Resende Silva 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.